Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2014

Degustação - Dama Summer Lady IPA

ANÁLISE SENSORIAL Líquido dourado e brilhante. Espuma bege-clara de alta formação, densa e consistente com longa duração. Aroma marcado pela presença de lúpulos cítricos e herbáceos, com malte levemente tostado em segundo plano. Notas de romã, laranja e tangerina saltam às narinas, seguidas por discreto toque de eucalipto. Na boca tem corpo médio e elevada carbonatação. Boa carga de malte contrapõe sabores levemente tostados e caramelizados com o assertivo amargor dos lúpulos. Nuances cítricas e florais remetem à toranja, casca de laranja, erva-doce e flor de limoeiro. Reminiscências de casca de pão tostado surgem no final moderadamente amargo e adstringente. Retrogosto de média persistência, lupulado, permeado por sensações cítricas e herbáceas. Mais próxima do perfil inglês, ela é perfeita na harmonização com comidas, justamente por não ser tão extrema a ponto de ofuscar outros sabores. Recomendo! Dama Summer Lady| Estilo: German Weizen| ABV: 5.0%| Origem: Piracicaba – SP (Brasil)

Série História dos Estilos - Pilsener Tcheca

Hoje dia da abertura da Copa do Mundo 2014, no Brasil, talvez seja um excelente dia para falar desse estilo, um dos mais consumidos no Mundo, o estilo Pilsener (ou Pilsner )  um ouro muito pálido em alguns casos um ouro mais escuro, mas geralmente é muito clara. O aroma é dominado pelos maltes e tem notas de lúpulo ligeiramente picantes. O sabor é dominado pela doçura dos maltes, mas com um amargor muito suave do lúpulo. Geralmente, lúpulo Saaz são utilizados, o que dá as notas levemente picantes no aroma e sabor. A degustação é limpa e deve desaparecer rapidamente dando um excelente drinkability. A sensação de corpo é de médio a leve. O teor alcoolico vai de cerca de 4,2 % a 5,4 % . IBUs deve ser em torno de 35 a 45, ela e sem duvida o exemplo de Lager mais consumido no Mundo. Historia. "Originalmente Pilsner foi um termo específico para cervejas rpovenientes da cidade de Plzeň (com a Pilsner Urquell sendo registrado como marca pela primeira cervejaria, com esse estilo ), ou para...

Degustação - Tupiniquim Saison de Caju

Com aroma doce, cítrico de caju, essa e primeira sensação que se tem da saison de caju, em um segundo momento podemos sentir um pouco do aroma de manga, e no paladar a sensação evidente de estar provando um delicioso caju, mas com um pouco de amargor, com 6,8% de teor alcoólico, temos um leve aquecimento, um cerveja leve e balanceada  deixando um amargor residual com a sensação de ter comido caju. A combinação de caju, manga fermentadas utilizando brettanomyces bem explorada por essa nova cervejaria que vem criando novos conceitos de produção de cervejas no brasil. Essa cerveja foi idealizada de forma colaborativa entre a cervejaria Gaúcha Tupiniquim e a norte americana Stillwater Artisanal, ótima combinação de ingredientes e de cervejarias.

Série História dos Estilos - Oatmeal Stout

Hoje vamos falar do estilo Oatmeal Stout, as stouts de aveia, são um estilo que recebe adição de aveia em seu processo de fermentação. Normalmente , existe um máximo de 30% de aveia adicionado em grãos. A cor deve ser o mesmo que de outros do estilos Stout , geralmente castanho muito escuro ou mesmo preto. O aroma deve ser rico em malte torrado, com notas de caramelo e chocolate. Também deve haver notas de café. O sabor deve ser suave e completo, com amargura de café aparente, mas não excessiva, notas de malte também são percebidas. Aroma e o sabor de lúpulo deve ser muito baixo. Seu corpo deve ser de médio a alto. Teor alcoólico varia de 3,8 % a 6 % e por vezes mais elevada e o IBUs variar de 20 a 40. História da Oatmeal Stout: Ainda que uma proporção maior de aveia na cerveja pode provocar um gosto amargo ou adstringente, durante os períodos medievais na Europa, aveia era um ingrediente comum em cerveja, e as proporções de até 35% eram padrão. No entanto, apesar de algumas regiões da...

Degustação - Faro Lindemans

Um belo exemplo de que cerveja nem sempre e amargar, uma quebra de paradigma na  degustação  de cerveja.   Ao abrir a garrafa de tampa logo você e surpreendido com uma rolha, bem diferente não e ao sacar essa rolha a surpresa e maior ainda com aromas citricos, doces e de uma deliciosa uva, mas não estamos falando de cerveja, sim isso mesmo essa cerveja de fermentação espontânea produz aromas que lembram um bom vinho.   Com uma boa formação de espuma mas com baixa permanência, temos uma cerveja doce no início, mas com leve azedo ao final, de cor âmbar escura e 4.5% de teor alcoólico essa e um dos melhores exemplos lambic e um dos melhores que a escola belga pode oferecer.

Degustação Honey Brown

Olá pessoal, hoje degustei uma deliciosa cerveja feita com mel em sua composição. Infelizmente devido as restrições das leis nacionais não podemos incluir mel nas composições, por se tratar de um produto de origem animal, então nesse caso só nos resta as importadas. 4,5% teor alcoólico Cervejaria  A mericana  Dundee Brewing  Leva em sua composição água levedura, lupulo, açúcar e mel Honey beer Coloração dourada alaranjada como mel Formação de espuma baixa com baixa permanência Aroma doce mel e frutado Sabor leve deixando o doce do mel no final  no início temos o sabor do malte depois vem a leveza e doce do mel Super aprovada!!!