Pular para o conteúdo principal

Eventos Cervejeiros - Delibeer Niterói 2013

Olá amigos cervejeiros, vou começar falando de um evento muito interessante que fomos em 2013. Bem, em 2013 o blog já existia mas não escrevíamos sobre eventos, então o post veio depois, mas acho válido para vocês conhecerem o formato do evento.

O Delibeer aconteceu nos dias 06 e 07 de julho de 2013 em Charitas Niterói RJ. O ingresso era 80,00 que dava direito a 10 provas. No inicio do evento você recebia o cartão e marcava quais provas por stand iriam beber.

Durante o pré evento a organização fez diversas promoções de brindes e cartelas extras, eu ganhei 2 delas - 1 kit com uma caldereta e 1 cerveja da invicta e o outro foi o kit da 2 cabeças com 1 maracujipa e 1 camisa, além de 2 cartelas extras, o que possibilitou provar todas as cervejas que eu gostaria sem precisar pagar nada além.

O que eu achei mais interessante nesse evento, além de contar com ótimas cervejarias para degustar, foi a organização. O evento contava com transporte próprio com vans que por 10,00 levava e trazia os participantes a diversas regiões do Rio de Janeiro, como sou de Petrópolis RJ a van me buscou e me deixou na Rodoviária Novo Rio.

Outro ponto positivo: O evento não tinha muita gente. Não estava vazio, mas você conseguia andar, chegar nos stands, conversar com os cervejeiros, tudo muito tranquilo. Nesse dia conversamos com o pessoal da 2 cabeças, Rasen Bier.

Além de degustar cervejas você poderia participar (sem nenhum custo) de palestras. Era só chegar e sentar. Assisti a todas:

O cenário brasileiro de cervejas - Gustavo Renha
Mitos sobre cerveja - Maurício Beltramelli 
Conhecendo cervejas especiais - José Padilha

Foi uma oportunidade de ouro adquirir tanto conhecimento e conhecer essas feras de perto. Não podia deixar de tietar um pouco né rs

O Delibeer que aconteceu em 14/12 eu não estive presente, mas é interessante conhecer os formatos diferentes dos eventos e buscar não só degustar, mas também adquirir conhecimento.

Beijos e até a próxima!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série História dos Estilos - Oatmeal Stout

Hoje vamos falar do estilo Oatmeal Stout, as stouts de aveia, são um estilo que recebe adição de aveia em seu processo de fermentação. Normalmente , existe um máximo de 30% de aveia adicionado em grãos. A cor deve ser o mesmo que de outros do estilos Stout , geralmente castanho muito escuro ou mesmo preto. O aroma deve ser rico em malte torrado, com notas de caramelo e chocolate. Também deve haver notas de café. O sabor deve ser suave e completo, com amargura de café aparente, mas não excessiva, notas de malte também são percebidas. Aroma e o sabor de lúpulo deve ser muito baixo. Seu corpo deve ser de médio a alto. Teor alcoólico varia de 3,8 % a 6 % e por vezes mais elevada e o IBUs variar de 20 a 40. História da Oatmeal Stout: Ainda que uma proporção maior de aveia na cerveja pode provocar um gosto amargo ou adstringente, durante os períodos medievais na Europa, aveia era um ingrediente comum em cerveja, e as proporções de até 35% eram padrão. No entanto, apesar de algumas regiões da...

Série História dos Estilos - Märzen ou Oktoberfest

Aproveitando a proximidade com uma das festas alemãs mas embrematicas do Pais, que acontece na cidade de Petrópolis, a Bauerfest, vamos falar de um estilo originario da festa mais tradicional da Alemanha a Oktoberfest, na verdade vamos falar do estilo que recebe o mesmo nome, estamos falando do estilo Oktoberfest ou Märzen, essa cerveja pode ter coloração diversa que pode ir do ouro ao vermelho alaranjado, seu aroma deve ser dominado por um doce maltado, com notas de grãos levemente tostados. Além disso, há normalmente notas de levedura evidentes. O sabor é igualmente dominada pelos maltes e sua doçura com notas tostadas, mas também deve haver uma amargura leve, pouco amargor do lúpulo deve ser encontrado. A sensação de boca deve ser meio encorpada. O teor alcoólico varia de 5,3% para 5,9% e o IBU deve variar de 18 a 25. História do estilo: Märzen tem suas origens na Baviera, provavelmente antes do século 16. Na Baviera foi decretado em 1539 que a cerveja só poderia ser fabricada entre...

Pumpkin Ale - A cerveja de abóbora

Bem amigos cervejeiros, começo esse post falando de uma cerveja bem curiosa que eu conheci: A Pumpkin Ale. Ela é uma cerveja feita acrescentando abóbora à cevada e assim depois da fermentação (por ser um fruto) proporciona açúcar a receita. As Pumpkins Beers (cervejas de abóbora) são geralmente do tipo Pale Ale, com cor alaranjada e translúcida. O sabor é suave, possui bom drink hability, porém o gosto doce torna-se acentuado. Os condimentos inclusos nesse tipo de cerveja também não passam despercebidos como o cravo, a canela e o mel. Para quem acha que a Pumpkin Beer é uma novidade, ela já era produzida a muitos anos atrás pelos primeiros colonos americanos (por volta de 1620), a abóbora era um fruto abundante e de fácil acesso, além de nutritivo e saboroso, misturado a cevada era um ingrediente comum entre as cervejas produzidas na época. Atualmente a Pumpkin Beer é muito consumida nas noites de halloween, por ser feita de abóbora, combina bem com o dia das bruxas. E você, já experim...