Pular para o conteúdo principal

Série Viagens Cervejeiras - Baden Baden Campos do Jordão

Iniciando nossa série com o destino que nos trouxe esse grande amor pela cerveja: Campos do Jordão.
Viajamos em 2011 no feriado de 15 de novembro. Escolhemos o destino por querer conhecer a cidade apenas, sem pretensões cervejeiras e foi a última viagem que fizemos desse modo.

Entre os pontos turísticos escolhidos para visitação estava a cervejaria Baden Baden, claro... como bons bebedores de cerveja, conhecer uma cervejaria seria muito legal.

Passeamos bastante pela cidade, que é linda, conhecemos alguns pontos turísticos, andei no teleférico (pior experiencia da vida) e só no último dia fomos a cervejaria.

A cidade já estava enfeitada para o Natal, tudo muito lindo e de bom gosto. Pegamos uma época considerada baixa temporada, pois teoricamente estaria quente... bem, infelizmente não estava e eu passei bastante frio.
Mas o ponto positivo foi o valor da hospedagem. Ficamos na APousada da Montanha onde pagamos 309,00 casal para check in 12/11 (sábado) e check out 15/11 (terça) - 3 diárias.
O quarto era simples, porém com banheiro privativo e café da manhã. Nunca me preocupo com luxo em viagens, tendo banheiro privativo, está ótimo. Além disso a Izabel proprietária da pousada é um amor de pessoa e me ajudou muito com tudo.

Fomos de ônibus Rio de Janeiro x Campos do Jordão pela Viação 1001 , Ida e volta custa R$116,34 e são 5 horas de viagem em média. O único ponto que tivemos problemas é que a viação não faz o percurso em dias ímpares, portanto nossa volta foi pela viação 3 amigos onde precisamos ir a Rodoviária de Campos do Jordão num dia ímpar e comprar a passagem no dinheiro, achei um pouco ruim, dependendo é melhor planejar ida e volta para dias pares.

A pousada ficava próxima do centro, onde usamos ônibus urbano para fazer o percurso. Como a cidade funciona até tarde acabamos voltando de taxi algumas vezes, que não passava de 25,00.

Para quem ama chocolate a cidade é um prato cheio, aqui a quantidade de lojas vendendo chocolate é enorme. Fondue de chocolate e algumas fábricas que não vendem para o resto do país. Fizemos uma visitação a fábrica de chocolate Araucária, onde além de comprar o chocolate você ainda conhece o processo de fabricação e um pouco da história do chocolate. Vale super a pena.


A cidade também oferece o passeio de trem que é muito legal, o trajeto é guiado e você conhece um pouco história da cidade. Também fomos no tradicional pastel do Maluf, uma atração a parte onde você encontra os melhores e maiores pasteis do Brasil.

A cidade é linda e um ótimo destino para casais com ou sem crianças. No caso se apenas um dos dois gosta de cerveja, é o destino ideal, pois aqui você conhece um pouco da cultura sem perder o romantismo de uma viagem.

Durante os passeios pela cidade percebemos a cultura cervejeira um pouco diferente, fomos no Bar da Bohemia (meu Deus - somos da cidade da Bohemia e precisamos ir tão longe para ir num bar da Bohemia rs) Além das cervejas "diferentes" que você encontra nos bares e restaurantes.

Fomos em uma rua que tinha muitos bares e restaurantes, seria ótimo visitar todos, mas precisaríamos de pelo menos mais um mês rs.


Visitamos o restaurante Krocodillo, indicação da Izabel da pousada, ele não fica bem no centro da cidade, o que acaba sendo um pouco ruim de chegar, mas vale a pena, ele serve um maravilhoso fondue e ali você também encontra uma grande variedade de cervejas incluindo a Baden Baden. Ah além disso tem vários crocodilos na porta, tirar foto com eles é quase obrigatório... bem o que seria uma viagem sem suas fotos né rs.

Visitamos também o La Galia um restaurante que tinha carnes de caça e sugestão de harmonização de cervejas com os pratos, achei bem interessante e diferente, porque naquele tempo eu até sabia que tinham cervejas diferentes, mas harmonização?? Como as coisas mudam com o tempo rs.


A visitação a Baden Baden foi uma surpresa. Vimos uma parte do processo, e a visita foi guiada por uma funcionária que nos explicou todo o processo de fabricação, nos apresentou os ingredientes e mostrou a história da cervejaria.

Um inicio de uma grande história de amor entre eu e a cerveja, a curiosidade aflorou... como assim? Com apenas 4 ingredientes dá para se fazer diversos tipos de cerveja diferentes?

Apesar de hoje depois de conhecer tantas cervejarias e tanta coisa minha opinião sobre o tour foi que ele foi muito técnico e formal, mas ele foi suficiente para aguçar minha curiosidade e me fazer querer entender mais sobre a arte cervejeira.

Ao final da visitação ganhamos degustação de chopp numa área reservada da fábrica parecida com um bar, onde os visitantes também poderiam tirar foto com a chopeira e nas mesinhas e um copo.







Depois do tour e da degustação você ainda vai para uma lojinha, lá é possível comprar casacos, garrafas de cerveja, copos, bonés. Local ideal para comprar aquela lembrança da cidade para quem faltou. Impossível sair de lá sem comprar nada.

Então, gostaram?? Beijos e até a próxima!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série História dos Estilos - Oatmeal Stout

Hoje vamos falar do estilo Oatmeal Stout, as stouts de aveia, são um estilo que recebe adição de aveia em seu processo de fermentação. Normalmente , existe um máximo de 30% de aveia adicionado em grãos. A cor deve ser o mesmo que de outros do estilos Stout , geralmente castanho muito escuro ou mesmo preto. O aroma deve ser rico em malte torrado, com notas de caramelo e chocolate. Também deve haver notas de café. O sabor deve ser suave e completo, com amargura de café aparente, mas não excessiva, notas de malte também são percebidas. Aroma e o sabor de lúpulo deve ser muito baixo. Seu corpo deve ser de médio a alto. Teor alcoólico varia de 3,8 % a 6 % e por vezes mais elevada e o IBUs variar de 20 a 40. História da Oatmeal Stout: Ainda que uma proporção maior de aveia na cerveja pode provocar um gosto amargo ou adstringente, durante os períodos medievais na Europa, aveia era um ingrediente comum em cerveja, e as proporções de até 35% eram padrão. No entanto, apesar de algumas regiões da...

Série História dos Estilos - Märzen ou Oktoberfest

Aproveitando a proximidade com uma das festas alemãs mas embrematicas do Pais, que acontece na cidade de Petrópolis, a Bauerfest, vamos falar de um estilo originario da festa mais tradicional da Alemanha a Oktoberfest, na verdade vamos falar do estilo que recebe o mesmo nome, estamos falando do estilo Oktoberfest ou Märzen, essa cerveja pode ter coloração diversa que pode ir do ouro ao vermelho alaranjado, seu aroma deve ser dominado por um doce maltado, com notas de grãos levemente tostados. Além disso, há normalmente notas de levedura evidentes. O sabor é igualmente dominada pelos maltes e sua doçura com notas tostadas, mas também deve haver uma amargura leve, pouco amargor do lúpulo deve ser encontrado. A sensação de boca deve ser meio encorpada. O teor alcoólico varia de 5,3% para 5,9% e o IBU deve variar de 18 a 25. História do estilo: Märzen tem suas origens na Baviera, provavelmente antes do século 16. Na Baviera foi decretado em 1539 que a cerveja só poderia ser fabricada entre...

Pumpkin Ale - A cerveja de abóbora

Bem amigos cervejeiros, começo esse post falando de uma cerveja bem curiosa que eu conheci: A Pumpkin Ale. Ela é uma cerveja feita acrescentando abóbora à cevada e assim depois da fermentação (por ser um fruto) proporciona açúcar a receita. As Pumpkins Beers (cervejas de abóbora) são geralmente do tipo Pale Ale, com cor alaranjada e translúcida. O sabor é suave, possui bom drink hability, porém o gosto doce torna-se acentuado. Os condimentos inclusos nesse tipo de cerveja também não passam despercebidos como o cravo, a canela e o mel. Para quem acha que a Pumpkin Beer é uma novidade, ela já era produzida a muitos anos atrás pelos primeiros colonos americanos (por volta de 1620), a abóbora era um fruto abundante e de fácil acesso, além de nutritivo e saboroso, misturado a cevada era um ingrediente comum entre as cervejas produzidas na época. Atualmente a Pumpkin Beer é muito consumida nas noites de halloween, por ser feita de abóbora, combina bem com o dia das bruxas. E você, já experim...