Pular para o conteúdo principal

Historia Da Cerveja



Nada melhor do que começar um blog que fala do fascínio por essa bebida extremamente singular e de saboroso paladar, falando sobre como ela surgiu.

Mais de 10.000 anos atrás, o homem primitivo aprendeu o fenômeno da fermentação e obteve, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas.

Provou-se que há 5.000 anos atrás, o veraneio e os assírios, produziam, a partir de cereais, uma bebida fermentada, utilizando o processo de malteação de sementes, assim como é feito hoje.

O hieróglifos e baixos relevos com mais de 4.000 anos mostra que a civilização egípcia também conhecia a cerveja e produziam em diferentes versões, como a Cerveja dos Notáveis ​​e a Cerveja de Tebas.

Nos tempos antigos, a presença da cerveja na Europa Central pode ter acontecido por causa da evolução local dos métodos de preparação primitivos ou pelo conhecimento trazido do norte da África e Península Ibérica para a Gália e Alemanha.

Durante muitos séculos a cerveja consumida foi preparada de uma maneira caseira. Durante a Idade Média, a produção em maior escala começou a se espalhar na Europa através das abadias e conventos cristãos.

No ano de 820 de nossa era já existiam três cervejarias e uma fábrica de malte na abadia de St. Gall, na Suíça. Eles foram, talvez, parte do primeiro complexo industrial deste tamanho. Também durante a Idade Média a cerveja começou a ganhar novas características, com a adição de ervas amargas e aromáticas, raízes, flores e frutos.

Por volta de 1070 DC, a abadessa - depois canonizada - Sta Hildegard apresentou pela primeira vez as vantagens do uso de flores de lúpulo na preparação de cerveja. Após este período, a adição de lúpulo foi se espalhando progressivamente, eliminando a necessidade de outros elementos de vegetais.

Esse salto deu à cerveja um aroma agradável e um sabor característico e estimulante, dando-lhe as características que apresenta até hoje, e ainda melhorá a sua conservação.

Estes métodos de produção permaneceram até o século XIX, quando novas descobertas científicas começaram a ser aplicadas. Em 1859, Pasteur identificou os agentes que causam a fermentação, mostrando que ocorreu pela ação da levedura na cerveja. Com base nestes estudos, pouco tempo depois, o processo começou a ser utilizado na produção de cerveja, permitindo a manutenção da sua qualidade para períodos mais longos.

Em 1883, o cientista dinamarquês Emil Christian Hansen isolou as primeiras culturas de leveduras puras, começando a sua utilização de uma maneira controlada. Este procedimento deu a cerveja uma constância muito maior de sabor e de qualidade.

Todos esses avanços, aliados ao início da produção de frio industrial, lançou as bases para o desenvolvimento da indústria cervejeira moderna.

E com esse post falando um pouco da historia de uma forma rápida que eu inicio esse blog que tem por ideal ajudar a difundir a cultura cervejeira.

Até Mais.





Fonte: http://eng.wanzui.com/En_con.aspx?newsid=386

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série História dos Estilos - Oatmeal Stout

Hoje vamos falar do estilo Oatmeal Stout, as stouts de aveia, são um estilo que recebe adição de aveia em seu processo de fermentação. Normalmente , existe um máximo de 30% de aveia adicionado em grãos. A cor deve ser o mesmo que de outros do estilos Stout , geralmente castanho muito escuro ou mesmo preto. O aroma deve ser rico em malte torrado, com notas de caramelo e chocolate. Também deve haver notas de café. O sabor deve ser suave e completo, com amargura de café aparente, mas não excessiva, notas de malte também são percebidas. Aroma e o sabor de lúpulo deve ser muito baixo. Seu corpo deve ser de médio a alto. Teor alcoólico varia de 3,8 % a 6 % e por vezes mais elevada e o IBUs variar de 20 a 40. História da Oatmeal Stout: Ainda que uma proporção maior de aveia na cerveja pode provocar um gosto amargo ou adstringente, durante os períodos medievais na Europa, aveia era um ingrediente comum em cerveja, e as proporções de até 35% eram padrão. No entanto, apesar de algumas regiões da...

Série História dos Estilos - Märzen ou Oktoberfest

Aproveitando a proximidade com uma das festas alemãs mas embrematicas do Pais, que acontece na cidade de Petrópolis, a Bauerfest, vamos falar de um estilo originario da festa mais tradicional da Alemanha a Oktoberfest, na verdade vamos falar do estilo que recebe o mesmo nome, estamos falando do estilo Oktoberfest ou Märzen, essa cerveja pode ter coloração diversa que pode ir do ouro ao vermelho alaranjado, seu aroma deve ser dominado por um doce maltado, com notas de grãos levemente tostados. Além disso, há normalmente notas de levedura evidentes. O sabor é igualmente dominada pelos maltes e sua doçura com notas tostadas, mas também deve haver uma amargura leve, pouco amargor do lúpulo deve ser encontrado. A sensação de boca deve ser meio encorpada. O teor alcoólico varia de 5,3% para 5,9% e o IBU deve variar de 18 a 25. História do estilo: Märzen tem suas origens na Baviera, provavelmente antes do século 16. Na Baviera foi decretado em 1539 que a cerveja só poderia ser fabricada entre...

Pumpkin Ale - A cerveja de abóbora

Bem amigos cervejeiros, começo esse post falando de uma cerveja bem curiosa que eu conheci: A Pumpkin Ale. Ela é uma cerveja feita acrescentando abóbora à cevada e assim depois da fermentação (por ser um fruto) proporciona açúcar a receita. As Pumpkins Beers (cervejas de abóbora) são geralmente do tipo Pale Ale, com cor alaranjada e translúcida. O sabor é suave, possui bom drink hability, porém o gosto doce torna-se acentuado. Os condimentos inclusos nesse tipo de cerveja também não passam despercebidos como o cravo, a canela e o mel. Para quem acha que a Pumpkin Beer é uma novidade, ela já era produzida a muitos anos atrás pelos primeiros colonos americanos (por volta de 1620), a abóbora era um fruto abundante e de fácil acesso, além de nutritivo e saboroso, misturado a cevada era um ingrediente comum entre as cervejas produzidas na época. Atualmente a Pumpkin Beer é muito consumida nas noites de halloween, por ser feita de abóbora, combina bem com o dia das bruxas. E você, já experim...