Pular para o conteúdo principal

Cervejas Saison - Receitas Ale belga



Saison é uma cerveja, leve e refrescante originalmente fabricada em fazendas nas regiões de língua francesa da Bélgica para os trabalhadores de campo. Agora, a cerveja é feita em muitos lugares ao redor do mundo. Seu estilo e bem complexo com uma mistura de aroma e sabor frutado, com algum tempero e até mesmo uma pitada de acidez. Hoje eu vou dar uma olhada na história da Saison, e falar de algumas receitas de cervejas Saison.



A História da Saison

Saison originou-se na Valónia, a metade de língua francesa do sul da Bélgica. Foi tradicionalmente fabricado para a temporada de outono para refrescar os trabalhadores rurais durante a safra. "Saison" é a palavra francesa para a temporada, como Saisons foram mais frequentemente fabricadas nas estações outono / inverno e depois armazenados para a colheita da queda seguinte. Ele compartilha algumas características com a Biere de Garde. Saison também foi moderada a altamente saltada para sobreviver ao longo período de armazenagem.

Enquanto gama Saison moderna de 5-8% ABV, Saison tradicional têm um teor de álcool mais baixo de 3-4% ABV. O menor teor de álcool faz dela uma cerveja refrescante durante um dia de trabalho duro e mantinham os trabalhadores relativamente sóbrios, como algumas quintas tiveram lotes diários de litros 4-5 por trabalhador.

Saison foram geralmente fabricadas localmente na casa da fazenda para os trabalhadores. Alguns Saisons foram ainda misturadas com Lambic belga para aumentar a acidez e adicionar complexidade para a cerveja.

O estilo de cerveja Saison

Há uma boa quantidade de variações da Saison - as variantes mais escuras, alguns Saisons de especiarias, e alguns misturados com lambic um pouco azedas. O guia de estilo Saison BJCP descreve como altamente frutado, lembra frutas cítricas como laranjas ou limões. Ele pode ter um aroma de lúpulo moderado e alguns aromas de especiarias, mas somente a partir da adição de especiarias.

A cor é dourada para na cor âmbar (4-14 SRM). Teor de álcool varia de 3,5% a tradicional para um mais moderno de 6,5%. Gravidade original corre 1,055-1,080 (14-19,5 Platão).

Saison é normalmente armazenada em garrafas, e pode ter uma levedura leve e altamente gaseificada.

Um exemplo de Saison no Brasil vem da Cervejaria Wals:

Wals 42, Cerveja do estilo Belga Saison/Farmhouse Ale, extremamente refrescante, coloração âmbar. Notas aromáticas frutadas e cítricas. Leve sensação de acidez no paladar, alta carbonatação. Sabor condimentado, frutado e maltado. Espuma duradoura. Double Dry hopping de nobre lúpulo Saaz.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série História dos Estilos - Oatmeal Stout

Hoje vamos falar do estilo Oatmeal Stout, as stouts de aveia, são um estilo que recebe adição de aveia em seu processo de fermentação. Normalmente , existe um máximo de 30% de aveia adicionado em grãos. A cor deve ser o mesmo que de outros do estilos Stout , geralmente castanho muito escuro ou mesmo preto. O aroma deve ser rico em malte torrado, com notas de caramelo e chocolate. Também deve haver notas de café. O sabor deve ser suave e completo, com amargura de café aparente, mas não excessiva, notas de malte também são percebidas. Aroma e o sabor de lúpulo deve ser muito baixo. Seu corpo deve ser de médio a alto. Teor alcoólico varia de 3,8 % a 6 % e por vezes mais elevada e o IBUs variar de 20 a 40. História da Oatmeal Stout: Ainda que uma proporção maior de aveia na cerveja pode provocar um gosto amargo ou adstringente, durante os períodos medievais na Europa, aveia era um ingrediente comum em cerveja, e as proporções de até 35% eram padrão. No entanto, apesar de algumas regiões da...

Série História dos Estilos - Märzen ou Oktoberfest

Aproveitando a proximidade com uma das festas alemãs mas embrematicas do Pais, que acontece na cidade de Petrópolis, a Bauerfest, vamos falar de um estilo originario da festa mais tradicional da Alemanha a Oktoberfest, na verdade vamos falar do estilo que recebe o mesmo nome, estamos falando do estilo Oktoberfest ou Märzen, essa cerveja pode ter coloração diversa que pode ir do ouro ao vermelho alaranjado, seu aroma deve ser dominado por um doce maltado, com notas de grãos levemente tostados. Além disso, há normalmente notas de levedura evidentes. O sabor é igualmente dominada pelos maltes e sua doçura com notas tostadas, mas também deve haver uma amargura leve, pouco amargor do lúpulo deve ser encontrado. A sensação de boca deve ser meio encorpada. O teor alcoólico varia de 5,3% para 5,9% e o IBU deve variar de 18 a 25. História do estilo: Märzen tem suas origens na Baviera, provavelmente antes do século 16. Na Baviera foi decretado em 1539 que a cerveja só poderia ser fabricada entre...

Reinheitsgebot – Lei da Pureza

Hoje vou falar de um fato histórico do mundo cervejeiro, o Reinheitsgebot ou Lei de Pureza, a seguir é uma tradução do Reinheitsgebot (Lei da Pureza Alemã), aprovada em 23 de abril de 1516, pelo duque Guilherme IV da Baviera, a mais antiga ainda em vigor com função de proteger o consumidor. “Nós Proclamamos com este decreto, por Autoridade de nossa Província, que no Ducado da Baviera, bem como no país, nas cidades e nos mercados, as seguintes regras se aplicam à venda da cerveja:” “Do Dia de São Miguel( 29 de Setembro ) ao Dia de São Jorge( 23 de Abril ), o preço para um Litro ou um Copo, não deve exceder o valor de um Pfennig moeda de Munique”. “ Do dia de São Jorge (23 de Abril) ao dia de São Miguel (29 de Setembro),  o litro não deve ser vendido por mais de dois Pfennig do mesmo valor, o Copo não mais de três Heller(meio Pfennig)”. “Se isto não for cumprido, a punição indicada abaixo será administrada”. “Se todo cervejeiro tiver outra cerveja que não seja a cerveja de Março, não...